Sobre a Rede



A Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro mais nova de outras experiências de redes de memória, museus comunitários, ecomuseus, pontos de memória e afins, surgidas no Brasil desde os últimos 10 anos.

No decorrer das reuniões, estão presentes grupos, instituições e processos que associam o seu fazer à museologia social. Também participam representantes de instituições e instâncias públicas da cultura e da museologia, como o Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ/SECRJ) e o Curso de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), além de pesquisadores de diferentes áreas.

Sobre os motivos de se estruturar uma rede ficou firme a intenção de criar condições para a cooperação, a troca de saber e fazer e a ação compartilhada entre nós. No texto provisório quanto a missão da Rede, afirma-se o desejo de (re)construção crítica da história, da memória e a salvaguarda de expressões culturais de povos, comunidades, grupos e movimentos sociais do estado do Rio de Janeiro.

A missão e os objetivos que vem sendo discutidos na Rede desdobram a sua atuação cotidiana. As reuniões correntes, bem como os encontros circunstanciais, dão vida prática para diferentes assuntos: políticas públicas de cultura e de museus; formação colaborativa; realização e participação em oficinas, cursos, eventos, bem como fomento, institucionalização e outros temas.

Por fim, a Rede se constitui fundamentalmente do mesmo sentimento que impulsiona vivamente cada um dos seus participantes: o desejo de que a memória, o patrimônio e os museus não sejam espaços de reprodução da exclusão, mas sim, da representação da diversidade.

Popular Posts