Atas de Reunião

Tabela de atas das principais reuniões (selecione a data para visualização)
Instituição
Local
Data
Principais tópicos
1
Museu da República
Rio de Janeiro 
Discutir a formação de uma rede de Museologia Social no Rio de Janeiro
2
Museu da República
 Rio de Janeiro 18/11/2013
Continuidade dos trabalhos de estruturação da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro com participação dos Pontos de Memória e iniciativas de museologia social na Teia Rural de 2013. Conversa sobre as leis em tramitação na ocasião que impactariam diretamente a construção de uma política pública de direito à memória e debate sobre o conceito de ecomuseu.
3
C.E. José Muniz da Costa
 Nova  Friburgo 
Fórum da Teia Rural. Deliberação sobre a periodicidade e itinerância dos encontros da Rede, próximas pautas dos encontros e importância das iniciativas de Museologia Social tomarem conhecimento e se aprofundarem na Lei Cultura Viva.
4 Museu da Maré  Rio de Janeiro 18/01/2014
Lei Cultura Viva estadual e seus desdobramentos e decisão pela criação de dois grupos de trabalho: um para acompanhar trâmites legais e outro para participação da Rede no edital Pontão de Cultura
5 Museu da Chácara do Céu  Rio de Janeiro 01/02/2014
Papel da memória e museologia social no Protocolo da Cultura para as catástrofes nas cidades, importância de convidar representantes de museus “tradicionais” para as reuniões da Rede.
6 Museu Vivo de São Bento  Duque de Caxias  05/04/2014
Apresentação de inventário realizado pela equipe do Museu Vivo pelo edital do INEPAC, projetos de Lei Cultura Viva, discussão sobre a possibilidade de inscrição no então edital de Pontão (Observatório e Memória).
7 Museu da Maré  Rio de Janeiro 07/06/2014
Aprovação da Lei Cultura Viva, proposta de cobrar posicionamento dos órgãos do Estado, proposta da realização de um curso teórico-prático sobre Museologia Social, estudo de necessidade e viabilidade de institucionalização da Rede para participação de alguns editais e para o apoio de iniciativas que ainda não possuem CNPJ ou condições de participação em editais.
8 Boca do Mato – Museu da Umbanda  Cachoeira de Macacu 02/08/2014
Visita ao território do projeto do "Museu da Umbanda" - museu comunitário ao ar livre que pretende contar a história desta religião brasileira através de uma caminhada em pontos estratégicos do bairro. Os participantes da reunião puderam fazer suas considerações sobre o trajeto vivido, contribuindo para dar corpo ao conceito do novo museu no bairro.
9 Museu da República  Rio de Janeiro 12/09/2014
Considerações e debate acerca da oficina de inventário participativo, discussão sobre a então situação do Museu do Maré e considerações sobre a institucionalização da Rede com a iniciativa para a elaboração de um diagnóstico para a identificação das iniciativas de memória, ecomuseus e museus comunitários que compõem a Rede e identificar suas necessidades e potencialidades.
 10  EcoMuseu Nega Vilma  Rio de Janeiro 13/12/2014
Reunião para avaliação da participação da Rede de Museologia Social na Teia de Cultura, leitura do resumo das reuniões de 2014 e organização de calendário para 2015, avaliações gerais.
11 Centro Cultural Cartola  Rio de Janeiro 27/06/2015
Apresentação do formulário do diagnóstico para o coletivo da rede e estruturação das visitas.
12 Instituto Pretos Novos Rio de Janeiro 21/08/2015
Importância da memória nos processos de identificação. Construção do site e do blog da Rede. Debate sobre a Lei Cultura Viva e participação na Teia Cultural em Vassouras. Decisão: procurar deputados e buscar abrir o diálogo com a Rede visando a construção de emendas parlamentares.
13 Museu da República  Rio de Janeiro  02/09/2015
Futuras ações da Rede a partir do resultado da reunião com os parlamentares. Propostas de estruturação de planos e projetos visando o devir da Rede. Futuras iniciativas que a Rede irá promover. Políticas públicas da Rede.
14 Museu da República  Rio de Janeiro  06/04/2016
O encontro foi iniciado com uma homenagem aos colegas Welington Jesus e Aline Germano, em que foi firmada o desejo de privilegiar, conforme intenção inicial da Remus, o auxílio na implantação do Território Sagrado em Cachoeira de Macacu e o plantio de uma árvore de Jequitibá em local a ser definido; Foi apresentada a história da construção do plano de trabalho que deu origem as emendas parlamentares, para fortalecimento da Remus e seus integrantes, aprovadas para 2016/17. Todas as ações foram apresentadas e algumas modificações foram pré-aprovadas por meio de votação. 
15 Museu Sankofa Memória e História da Rocinha - Biblioteca Parque da Rocinha  Rio de Janeiro  02/07/2016
-
16 Museu da República  Rio de Janeiro  19/09/2016
-
17 Museu da República  Rio de Janeiro  09/11/2016
-
18 Museu Vivo de São Bento Duque de Caxias 21/02/2017
-
19 Museu da República  Rio de Janeiro 20/06/2017
-
20 Museu da República  Rio de Janeiro 09/12/2017
-



Popular Posts