Publicações


Em dezembro de 2014 foi publicado o dossiê de Museologia Social na Revista Cadernos do CEOM, onde foram reunidos textos inteiramente dedicados ao tema, visando auxiliar sua difusão. 

A Remus participou da sua elaboração e o dossiê também conta com textos sobre o trabalho continuado de inciativas e outras redes.

Acesse o caderno em pdf em:
De novembro do ano passado, a Revista n.05 do Centro de Pesquisa e Formação - Sesc em São Paulo apresenta o dossiê "Memória, Cidade e Museu: Entre silêncios e mobilizações", com textos e artigos que tratam de assuntos importantes como gentrificação, gestão cultural, questões de gênero, memória LGBT e cultura afro-brasileira.

O PDF completo pode ser acessado aqui:
https://goo.gl/D6obNP e também na página da revista: https://goo.gl/h8T2tX





Publicado pela ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Portugal, o Caderno de Sociomuseologia v.1, n.1 reúne textos dos alunos do Curso de Especialização em Museologia Social que deu origem ao curso de mestrado na mesma instituição.

Com o tema "Sobre o Conceito de Museologia Social", o caderno organizado por Mario Moutinho busca analisar as estruturas museológicas relacionadas às condições da sociedade contemporânea.

Acesse o caderno em pdf em:


Em 2016 foi publicado o volume 9, número 2 da Políticas Culturais em Revista. O dossiê 'Empreendedorismo e políticas culturais no Brasil contemporâneo' carrega o artigo 'A emergência da Museologia Social' que trata da correspondência entre as políticas de cultura e a museologia social no Brasil. 

Escrito por Inês Gouveia e por Marcelle Pereira o texto busca contextualizar como a função social dos museus foi incorporada na elaboração de marcos políticos e legais a partir da Política Nacional de Museus de 2003.

Acesse o texto em: https://goo.gl/93uP4S
Já o dossiê pode ser acessado em: https://goo.gl/FQ1Fkh


Em 2017, pelo Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense, Juliana Veiga, integrante da REMUS-RJ, defendeu a dissertação 'A experiência da Rede de Museologia Social do RJ no fortalecimento de políticas de direito à memória das comunidades'. A dissertação analisa a "experiência da Rede de Museologia Social do estado do 
Rio de Janeiro, através de questões como institucionalização, intercâmbios, captação de recursos, e a forma como esta contribui para o fortalecimento de políticas de direito à memória dessas comunidades". Acesse o texto em: https://goo.gl/xHsGM4

Lançado em 2018, o livro 'A Participação das Mulheres na Construção do Território', é coordenado pela REMUS-RJ, O Museu Sankofa - Memória e História da Rocinha e o Museu do Horto.

Feito a partir do edital Territórios Culturais pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, este livro é portanto o resultado de mais de 50 mulheres entrevistadas cujas atuações e histórias de lutas auxiliaram no processo de construção do território das comunidades da Rocinha e do Horto.

O livro encontra-se disponível online aqui: https://goo.gl/cVWKSQ

Em 2015, pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO, Rondelly Cavulla, integrante da REMUS-RJ defendeu a dissertação 'Centro Cultural Cartola: Da Imaginação Museal ao Museu do Samba Carioca.'

O objetivo da dissertação é "analisar a atmosfera de criação do Centro Cultural Cartola, identificando a Imaginação Museal responsável por seu desenvolvimento e suas transformações. Além de descrever o contexto que motivou a fundação da instituição, o cenário e os desafios contemporâneos em que está inserida e a sua trajetória ligada às ações de memória e patrimônio, que culminaram no projeto do Museu do Samba Carioca, um museu de Memória Social." Acesse o texto em: https://goo.gl/KqxVAb



Em abril deste ano, pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO, Inês Gouveia, integrante da REMUS-RJ defendeu a tese 'Waldisa Rússio e a Política no Campo Museológico'.

A pesquisa "analisa a relação entre os agentes no campo museológico entre os anos de 1970 até 1990, partindo da atuação da museóloga Waldisa Rússio. O objetivo é compreender como o campo museológico se organizou relativamente às posições de conservação e de transformação das estruturas sociais, diante da reconstrução do pacto democrático na década de 1980."

Ainda, a tese também observa a trajetória feminina da museóloga e o debate sobre a função social dos museus, que ensejou sua formulação teórica de “fato museológico”, e do “museólogo como trabalhador social”.

Acesse o texto em: https://goo.gl/VpnrSc

Popular Posts